--> Your SEO optimized title

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Como montar a lista de presentes!


Montar a lista de presentes pode fazer os noivos ficarem com algumas dúvidas e certas dificuldades na hora de listar os itens. Por isso juntei algumas dicas para vocês tirarem algumas dessas dúvidas!


Faça sua lista com 3/4 meses de antecedência

Muitas noivas ficam na dúvida do prazo para fazer e divulgar a lista. Aconselho você não fazer sua lista muito antes não, pois a medida dos preparativos você pode acabar comprando ou ganhando algo… Quando for chegando perto dos 4 meses antes do seu casamento prepare uma lista de tudo que você vê que precisa na sua nova casa… E aí com calma organize a sua lista eliminando tudo aquilo que você já tem ou que você mesmo prefere comprar.

Essa lista inicial ainda não precisa ser feita em alguma loja. Separe em uma tabela primeiro para você se organizar!


Conheça as lojas que você preferir

Existem várias lojas (físicas e online) para você montar sua lista do jeito que você quer… Por isso vale tirar um tempinho para conhecer o modo de funcionamento delas. Nas lojas físicas você pode po exemplo ver quando você pode abrir sua lista, como é a política de entrega e a política de trocas, etc. Já nas lojas online é necessário confirmar meios e prazos de entrega.

Cada loja possui uma política a respeito da lista de presentes... Tem lojas virtuais que possuem lojas físicas mas nem por isso o convidado pode ir na loja física para comprar o item... Outra já permitem fazer isso... Cada uma funciona de um jeito.... Então aconselho a selecionar algumas lojas e tirar essas dúvidas diretamente com o atendimento delas pra não ter nenhuma surpresa depois!
[coloquei uma listinha de lojas e um resumo do funcionamento delas no final deste post!]


Escolha até 3 lojas

Não adianta sair colocando a lista em várias lojas achando que vai ganhar mais presentes. Quanto mais o convidado tiver o trabalho de comprar algum item da sua lista, mais ele vai achar melhor comprar fora dela. Por isso simplifique o máximo que puder e deixe o convidado com apenas 3 opções para fazer a compra. De preferência escolha 3 lojas de estilos e preços variados!


Deixe sua lista bem flexível

Para cada item que você sabe que pode ser difícil de encontrar um modelo ou uma cor em específico, deixe um plano B para que o convidado não fique na dúvida. Por exemplo: estipule somente a cor do item e deixe o modelo e marca por conta do convidado… 
Faça o download de uma lista básica aqui!


Coloque item de todos os valores

Pense na sua lista de convidado como um todo quando for montar a sua lista de presentes. Se você colocar só itens caros e a maioria dos seus convidados forem mais simples, tenha certeza que você ganhará pouca coisa da sua lista. Variar os preços tanto para coisas mais baratas, tanto para coisas mais caras é essencial para garantir que todos se sintam mais confortáveis de escolher o seu presente.
  

Que tipo de item posso colocar na lista?

Os itens menores de cozinha como pano de prato, colher, jogo de copos, etc normalmente você pode pedir no chá de cozinha, caso for fazer. Caso não for fazer nenhum chá você pode colocar esses itens na lista bem como itens de cama, mesa e banho caso você ainda não tiver montado seu enxoval.

Faça o download de uma lista básica aqui!


Quantidade de presentes x Quantidade de convidados

Essa quantidade aqui não tem muita regra e varia muito de casamento para casamento. Mas uma coisa que segui e sempre passo pra frente é calcular a quantidade de convite ao invés de quantidade de convidados. Por exemplo, quando você convida 'Fulano e Família' e nesse convite vai ao todo 4 pessoas, você conta com 1 presente... Quando você convida um casal 'Thais e Cláudio' você também conta com 1 presente... Então feche a sua lista e feche a quantidade de convites que serão enviados, para você saber em média a quantidade de presentes que você pode colocar na lista.

Mas não conte só com essa quantidade não tá? É só uma média... 
Se der pra mais se der pra menos, não tem o menos problema!
A medida que você for ganhando coisas, comprando ou vendo que precisa você vai gerenciando a sua lista!


E posso pedir eletrodomésticos?

Sim, claro que pode! Normalmente alguns desses itens são escolhidos por padrinhos e madrinhas dos noivos. Deixe esses itens disponíveis na lista para consulta dos convidados e também de seus padrinhos!


E como e quando posso divulgar a minha lista?

Hoje praticamente todo casal faz o site dos noivos para divulgar várias informações do casamento (data, horário, endereços, etc). No site você também pode colocar os links (ou endereços) das suas listas de presentes. Assim você pode sempre divulgar nas suas redes sociais a página dos eu site contendo todos os links para as listas.

O prazo para divulgar a lista é entre 3 a 2 meses antes do casamento. Um pouco antes de você começar a entrega dos convites já pode começar a divulgar a lista com ela prontinha!


Posso levar o cartãozinho da loja na hora de entregar os convites?

Poder até pode. Mas não coloque o cartão já anexado ao convite e nem coloque os nomes das lojas no convite. Isso é bem deselegante e desconfortável para seus convidados. Leve sim o cartãozinho e se caso na hora da entrega alguém perguntar sobre a lista, aí sim você entrega o cartão!


Thais, eu não quero pedir presente! Quero pedir dinheiro como faço?

É normal que vários casais que talvez já morem até juntos, já tenham quase tudo em sua casa. Mas há também cada vez mais, casais que preferem ganhar o valor o dinheiro e depois comprar tudo do gosto do casal. Atualmente tem sido um alternativa que os casais tem utilizado muito. Porém muitos ainda pedem o dinheiro de forma desagradável para o convidado.

Somente dar o número da conta e estabelecer cotas pode deixar o convidado totalmente desconfortável com a situação. Muitos se sentem constrangidos dessa forma… E a alternativa que alguns casais adotam para evitar essa situação é criar a lista de presentes virtuais. Onde os noivos montam normalmente a lista de presentes com os itens como qualquer outra lista, mas no final recebem o valor daquele determinado item.

Vários sites de casamento já possuem essa alternativa para os noivos, e dois dele que indico são:

*. Loja dos noivos: Site dos noivos com a possibilidade de montar uma lista de presentes e cotas para a lua de mel. O site somente taxas de transações bancárias que correspondem a 7% do valor de cada presente. Saiba mais como funciona aqui!

*. iCasei: Site dos noivos com a possibilidade de montar uma lista de presentes virtuais. A cobrança de taxas vai depender do meio de transação bancária... Confira as taxas e o funcionamento aqui!

*. Mecasei.com: Também através do site dos noivos você o site dos noivos e nele a lista de presentes fictícia e recebe o valor total em dinheiro. O bom desse site é que você recebe pelo PagSeguro onde tem mais um meio de segurança... As taxas cobradas são de aproximadamente 2,50% para o Mecasei e a taxa de saque do PagSeguro... Veja mais informações do funcionamento aqui!


Presentes fora da lista: Como lidar?

O que é mais comum acontecer, e algumas noivas ficarem irritadas por isso, são os presentes fora da lista. Automaticamente a gente se pergunta: “Mas porque raios então fiz a lista???”E é exatamente por isso que quanto mais sua lista for flexível, melhor será.

Normalmente noivos que detalham demais a lista de presentes, são aqueles que menos recebem itens dessa lista. Não adianta querer amarrar de mais a lista de presentes.

Para isso, sempre dou uma dica que funcionou de mais comigo. Fiz uma lista totalmente aleatória, fora de sites de lojas… Fiz uma de itens apenas estipulando a cor… E coloquei no site de casamento!!! Assim todos meus convidados podiam ir onde quisessem (muitos não se sentiam a vontade para comprar via internet), comprar pelo site que quisessem, da marca de valor mais acessível, e pronto!!! Problema resolvido… E qualquer coisa, depois eu trocava!!! Simples assim… Para mim deu super certo!!!



Sugestões de lojas

- Filtrolar (em BH)
Faz listas de casamento e chá de panela direto nas lojas!

- La Ville (em BH)
É possível trocar presentes por créditos nas lojas. Também é possível fazer lista de chá de panela.

As listas podem ser feitas tanto nas lojas quanto no site... Eles pedem 60 dias antes para fazer a lista. As trocas devem ocorrer até 30 dias depois do casamento e tem que ser na loja física. E a troca por créditos devem ocorrer em até 120 dias depois do casamento. Consulte mais as condições aqui!

Faz lista online e não encontrei muita informação sobre condições de trocas, prazos, etc. Aconselho entrar em contato na central de atendimento para dar uma olhadinha! 

Lista somente online. A política de entrega e troca praticamente funciona como se você mesma tivesse comprado na loja. É necessário gerar um protocolo de troca e ai você passa as informações da lista. De toda forma, aqui também aconselho entrar em contato para saber mais informações.

- Extra
Lista somente online. É possível montar a lista até 1 ano antes do casamento. Se você não resgatar os presentes em até 45 dias depois do seu casamento, todos os itens são automaticamente convertidos em créditos na loja. Tire mais dúvidas sobre a lista nesse site aqui!

Lista somente online. A loja dá 5% do valor total dos presentes comprados em desconto em uma próxima compra dos noivos no site. Aos convidados que não tem acesso a internet e loja disponibiliza um televendas também. Você pode transformar os presentes em vale compras que fica disponível para uso até 6 meses depois do casamento. Saiba mais sobre a lista nessa loja clicando aqui!

Lista online e nas lojas físicas. Aqui a lista pode ser criada com até 4 meses antes do casamento. Você pode criar um dos 2 tipos de listas: lista de presente normal ou uma lista de crédito, onde você escolhe alguns itens mas os valores são revertidos em créditos nas lojas. Você ganha um bônus de 3% do valor total de presentes comprados para usar na loja. Saiba mais dessa loja aqui!

Lista somente online. Você tem a entrega e montagens de cortesia. Você ganha 10% do valor total de presentes comprados para usar na loja. Você pode converter parcialmente sua lista em créditos na loja. Saiba mais sobre a política de lista nessa loja clicando aqui!

Lista somente online. Você pode criar a lista com até 1 ano antes do casamento. É possível transformar os produtos em crédito na loja. O vale terá validade de até 1 ano a partir da data da solicitação. Saiba mais sobre o regulamento da lista nesta loja clicando aqui!

Você pode criar sua lista quando quiser. É possível também reverter itens em créditos na loja, onde você pode usar até 1 ano depois do casamento. O resgate dos presentes podem ser feitos em uma loja física no mesma região do endereço cadastrado pelo site. Se os convidados forem do mesmo estado que você pode fazer compras em lojas físicas também... Se o convidado for de estado diferente somente pelo site ou televendas. Saiba mais sobre a política dessa loja clicando aqui.

É um site que reúne várias lojas e marcas para você montar sua lista. É possível incluir até a lua de mel como presente... Veja o regulamento do uso do site clicando aqui!

Não trabalha com conversão de presentes em créditos, mas é possível fazer qualquer troca em até 60 dias depois do casamento em uma loja física (que tem ser agendada). Os convidados podem fazer compras pelo site e também em lojas físicas. Saiba mais sobre a política dessa loja aqui!


Faça o download de uma lista básica aqui!


Tem alguma dúvida que não foi respondida aqui?
Envie um e-mail que adoraríamos te ajuda!

faleconosco@planetacasorio.com.br

Grande beijo, Thatha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação! Seu comentário será publicado logo depois de moderado... Caso queira mandar um e-mail, envie para faleconosco@planetacasorio.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...