--> Your SEO optimized title

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Onde foi parar a delicadeza dos convidados???

convidados casamento


Este é um post mais de desabafo e tentativa de ajudar os noivos pelo que ando vendo em casamentos que participo e até trabalho!!! Mais ainda nos que trabalho porque a gente fica direto nos bastidores acompanhando tudo!!! Não sei se os convidados vão ler esse artigo, mas fica a intenção e meu protesto!!!

Me assusto muito porque a proporção da falta de bom senso está ficando cada vez maior… É convidado que nota-se não ter o mínimo de respeito com o trabalho que os noivos tiveram… Por isso a lista de convidados vai ficando cada vez menor, estando presentes aqueles que realmente se importam!!! E é assim que deve ser…

Bom, ando vendo tanta grosseria que resolvi escrever esse post diretamente para aqueles que receberam um convite de casamento!!! Espero que ajude o pessoal a se lembrar da sutileza que o casamento traz…

  1. Caro convidado, antes de mais nada é preciso lembrar do significado do matrimônio. Atualmente uma pessoa só se casa com outra unica e exclusivamente por amor!!! Então estaremos ali celebrando um sentimento nobre, bonito e arrisco a dizer, raro hoje em dia! O sentimento daquele dia por si só já deixa o momento leve, suave e delicado. É importante lembrar sempre desse significado!

  2. Se você recebeu um convite de casamento, observe a quem ele foi destinado! Os nomes de destino já resumem quem será bem vindo. Nada de tentar dar uma de espertinho e ficar perguntando se pode levar fulano ou ciclano. Entenda que cada pessoa ali presente custou um valor X aos noivos… Valor esse que não é barato!

  3. Tenham a sutileza de enxergar que os noivos poderiam muito bem gastar a grana da festa em uma viagem ou mesmo móveis para o novo lar… Mas decidiram confraternizar, festejar com vocês! Tudo que foi feito deu trabalho (e como deu!!!) para que vocês se sentissem bem vindos em um momento tão importante. Reconheçam isso sempre!

  4. Não.. A confirmação de presença não é algo supérfluo  É super necessário para controle dos noivos. A quantidade de convidados é importante para que você seja bem servido na festa. Portanto sempre o faça com carinho!

  5. Se você está namorando recentemente, e seu parceiro não foi convidado, lembre-se que os noivos não tem o super poder de adivinhar e muito menos serem pressionados a convidar alguém que mal conhecem! Você pode muito bem perguntar educadamente aos pais dos noivos, ou a cerimonialista para confirmar. Ficar mandando indiretas, e-mails com ameaças, não é nada necessário!!! A decisão final é dos noivos que estarão bancando sua ida a festa. O respeito a decisão dos anfitriões é primordial!

  6. Se você foi convidado para um momento tão importante na vida de alguém, é porque os noivos tem grande consideração por você. Lembrem-se desse carinho e se caso não puder comparecer, dê um retorno aos noivos.

  7. Casamento é um evento social que contem protocolos e demanda etiqueta e bom senso e mais uma vez digo, um momento especial na vida de alguém!!! Não se vista como se tivesse indo ao churrasco ali na esquina. Ando vendo muito adolescentes de bonezinhos, calça jeans e tênis como se estivessem indo ao clube ou até um baile funk!!! Não não não e nããããoooo!!!! Esse tipo de evento não permite isso, exceto em casos onde a cerimônia sairá do comum… Mas os casamentos padrões pedem o mínimo de social dos convidados. Em caso de dúvida na roupa por causa do horário do casamento, pesquise… Seja na internet, com a família dos noivos ou com a cerimonialista.

  8. “Mooolheres” do meu coração! Nada de ir de branco… Respeite a noiva que é a dona e a atração principal da festa!!! E claro, por favor, nada de vestidos curtíssimos e justíssimos!!! Como disse no item anterior, casamento é um evento social e precisa do mínimo de social nas vestimentas.

  9. Na igreja, se você é padrinho procure o cerimonial! Se não é, entre na igreja e se acomode… Nada de ficar na porta beijando e abraçando o noivo enchendo ele de marca de batom e o deixando amassado! Você terá o momento para isso.. Acalme-se!!!

  10. Sabe o tapete vermelho??? Poisé, nada de ficar pisoteando o coitado antes do cortejo entrar!!! Ele fica todo marcado de pegadas e isso não é nada legal!!!

  11. Se o casamento for na igreja, lembrar que você está dentro dela é importante!!! Seja qual for sua religião, o respeito a um templo é quesito básico!!! Nada de ficar gritando ao ver alguém que você quer que sente ao seu lado!

  12. Papais e mamães da daminhas e pajens, eu sei que é super fofo ver o filho de vocês entrando todo engraçadinho!!! E é claro que vocês vão querer fotografar.. Aproveite antes e depois da cerimônia… Mas durante, tenha o cuidado máximo para não atrapalhar o trabalho dos profissionais do dia, principalmente dos fotógrafos!!!

  13. Já na festa, calmamente chegue e se acomode!!! E se você encontrar alguma mesa com a placa de “Reservado”, nada de sair sentando e tirando a  plaquinha do lugar! Mesmo que a mesa seja para você, pergunte ao cerimonial do dia se você pode se acomodar naquela mesa.

  14. Quando os noivos entrarem no salão, nada de sair para ir cumprimentar quando eles tiverem cortando o bolo, tirando fotos, etc… Aguarde o momento dos cumprimentos que você terá a oportunidade de abraçar, apertar, beijar, etc!!!

  15. Sabemos que é quase impossível não haver quebras durante a festa do casamento! Mas é possível que tenha um maior cuidado, lembrando que aquele material quebrado sairá depois do bolso dos noivos!

  16. Festa de casamento, não é sinônimo de bebedeira e comer tudo sem limites!!! Sempre a gente vê algumas pessoas falando que vão ficar 3 dias sem comer para “causar” na festa!!! Essa atitude é bastante deselegante… A festa de casamento não é nenhuma ONG que distribui comida para as pessoas!

  17. A festa foi preparada de acordo com o gosto pessoal dos noivos… Eles são os donos da festa!!! A recepção será realizada de acordo com que os noivos puderam e quiseram fazer e pagar!!! Nada de ficar reclamando da música, da decoração, etc.. Gosto é muito pessoal!!! Ficar pedindo para o DJ mudar a música sem o consentimento dos noivos é super chato e nada elegante!!!

  18. É de extrema indelicadeza se dirigir aos noivos durante a festa para reclamar de algo na festa, como por exemplo que a mesa não está sendo servida (e no fim das contas a gente vê que está sendo servida sim..)!!! Mais uma vez devemos lembrar que é um momento especial para os noivos, e eles estão ali depois de 1 ano ou mais de trabalho preparando tudo para curtir e aproveitar o momento!!! Se houver algo mais sério para reclamar, dirija-se ao cerimonial…

  19. Nada de roubar as coisas que estão dispostas na festa, como o kit toillete, ou mesmo a mesa de doces, os arranjos da mesa, etc… Não é porque está a sua disposição que você pode pegar quantos quiser. No kit toillete, se precisou de um ou dois itens, pegue, utilize e pronto! Quanto aos arranjos e lembrancinhas, antes de pegar, perguntem a cerimonialista ou familiar dos noivos. A impressão que dá, é que tudo que está a disposição dos convidados vira lembrancinha!!! De novo, não não não e nããããããoooooo!!!! Feio isso...

  20. Falando em mesa de doces, evitem ficar roubando os docinhos já no início da festa!!! Desmontar a mesa toda antes dos noivos tirarem as fotos fica muito desagradável!!! Parece que nunca mais a pessoa comerá doces na vida dela!!! 

O post hoje confesso que não foi muito agradável!!! Mas como falei foi mais um desabafo diante de várias gafes cometidas por convidados… A gente gasta muito, tem um trabalhão danado pra preparar um casamento para as pessoas chegarem e marcar negativamente um dia tão importante!!! Bom senso é grátis e não faz mal a ninguém, certo??? Alguém tem mais um puxão de orelha para dar??? Deixa aí nos comentários!!!

30 comentários:

  1. Muito bacana o texto, retrata realmente a realidade... infelizmente... Estava lendo e rindo,,, pois para cada item eu lembrava de uma pessoa kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Nossa reclamar da festa para os noivos é o fim da picada, eu neim sei o que faria.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso o texto !!!!!Eh incrivel como que tem convidado sem noção!!! as pessoas acham que podem fazer o que quer! Se for parente entao pior ainda acha que pode fazer tudo o que vier na cabeca!! sinceramente se acontecer algo chamaria logo a policia rsrs!!! Abraços Thais!!

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente parabéns.

    Você conseguiu dizer tudo o que eu ando pensando ultimamente, e umas das coisas que me fizeram desistir da festa foi justamente a falta de etiquetas dos convidados.

    Mias uma vez PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  5. Thais querida, amei seu post...
    é isso mesmo, claro que tem muita coisa ainda a ser dita, mas para dizer tdas as indelicadezas dos convidados um post não seria suficiente.
    Mas eu gostaria de acrescentar uma coisa...
    A noiva principalmente fica ligada no 220V, a emoção a mil e os nervos a flor da pela, ela precisa desabafar, conversar e trocar ideias com as amigas, amigos e parentes que serão convidados...
    Quando uma noiva for conversar com vc, comentar sobre os planos do casamento, não aja como se a noiva estivesse preparando uma festa so para você, não diga coisas como: "Ah eu eu quero usar a mesma cor de vestido das madrinhas" "não compre chop da Kaiser, que eu não gosto" "não quero entrar na igreja do lado daquele cara q vc escolheu p ser padrinho comigo" "Ah eu quero que toca bastante pagode viu"

    coisas desses tipo ñ se fala; opiniões sempre são bem validas e bem vindas, mas não queria obrigar os noivos a fazer conforme sua vontade... no seu casamento vc faz tudo que vc quiser do seu jeito, mas por enquanto o evento não é seu!

    ResponderExcluir
  6. Apoiada! O texto foi muito objetivo. Espero que as pessoas entendam como é difícil e caro organizar um casamento. O que mais aborrece nesses casos, é a falta de respeito com o sonho das pessoas, ainda mais quando se trata de casamento. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  7. Gente, que delícia!!! Obrigada pela participação de todas vocês!!! É dando o primeiro passo que a gente inicia a caminhada... E quem sabe a gente consegui diminuir essas situações desagradáveis né??? Obrigada mesmo, um beijão em todas!!! <3

    ResponderExcluir
  8. Nossa,todo convidado deveria ler esse post..rs
    bjoo e adorei Thais!

    ResponderExcluir
  9. Amei! trabalho com casamentos, e ta ai tudinho que acontece. Fiz um ctrl C + ctrl V e coloquei no meu blog, citei como fonte, espero que não se importe, qlqr coisa eu tiro. Não consegui colocar o link aki, mas esta com o mesmo nome.
    Beijos e parabéns novamente

    ResponderExcluir
  10. Thais, você praticamente descreveu os imprevistos da minha recepção em alguns dos itens. E é isso tudo sem tirar nem pôr! Acredito que fez este post "também" pela gota d'água do meu casamento né? rsrs. Obrigada por tudo! Recebo elogios até hoje de tudo. A diferença é ter um cerimonial que auxilie nestas partes para que os outros convidados não percebam estes imprevistos enormes... Beijos, =D.

    ResponderExcluir
  11. Duda, brigaduuuu!!! Na verdade foi no seu e em toooodos que trabalho e vou como convidada... Isso tá geral!!! E isso que me assusta... Vamos na fé que isso um dia mude... Beijaaao!

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho sim mais uns comentário a fazer que não entrou em sua lista e eu acho super chato. A pessoa é convidada para ser madrinha ou padrinho e depois de aceitar não quer fazer nada que os noivos tenham proposto. Reclama de tudo e desdém do sonho alheio. Chato. Os convidados vão a festas de casamento que não terá bebida alcoólica e levam escondido a bebida. Desrespeito com a cultura dos noivos em uma festa que é deles e paga por eles. Isso chega a ser um preconceito, além de ser uma tremenda falta consideração e respeito. Se a bebida é tão importante, acho que deveriam negar o pedido de ir ao casamento, dando lugar a outro convidado.

    ResponderExcluir
  13. Minha querida, Eu amei seu post. Se possivel eu gostaria de publica-ló em meu blog? Posso?

    Aguardo seu contato através do e-mail: thami_frodrigues@hotmail.com ou nosamamoscasamento@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. gente, no meu casamento, os convidados pegaram as mesas reservadas pra minha familia e pra familia do noivo e esconderam a plaquinha.... nada mais desagradável... e ai o cerimonial foi lá pedir que eles trocassem de mesa e as pessoas se recusaram, disseram que eram da família tb... ai que vergonha!!!

    ResponderExcluir
  15. Foi perfeito este post, casei o ano passado, e gastei muito pra ver tudo perfeito, preparei uma caixa maravilhosa toda forada em tecido e renda com um kit toillet com tudo de direito até cola pra sapato eu pensei em colocar e logo que cheguei ao banheiro para prender o vestido, e fui buscar uma tesoura pra auxiliar a minha assessora, descobri que não havia mais nada, pois todos os objetos eu coloquei em saquinhos de seda e levaram todos, sem contar que teve convidados que levaram até sacolinha de mercado e encheu de bem casados de maças enfim, aff que absurdo. Mas realmente tudo o que está no post é a mais pura verdade.

    ResponderExcluir
  16. Que vontade de imprimir esse texto atrás do convite! rsrsrs


    ResponderExcluir
  17. Nossa como tem convidados que deviam ouvir isso!!!
    concordo plenamente com vc o dia é dos noivos e isso devia ser 100% respeitado... Eu fui em um casamento recentemente e tinha duas mulheres vestidas de branco fiquei indignada pela noiva e o pessoal atacou a mesa de doce e a noiva nem conseguiu distribuir os bem casados que eram suas lembrancinhas, porque tinha gente com cinco ou mais doce na mão, pode com isso...
    A Marina tem razão esse texto devia ir atrás do convite rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo seu post.
    Se as pessoas antes de ir à uma festa buscassem informações de como se portar em um evento, seja ele casamento, festa de 15 anos ou lançamento de um livro, enfim... tudo estaria em sintonia.
    Outro aspecto que se percebe é que as pessoas não sabem como se vestir para determinada ocasião.
    Madrinhas, por favor se a noiva pede vestido longo, nada de mudar de ideia na véspera e ir de vestido curto destoando com as demais madrinhas. Se a noiva pede que os padrinhos usarem camisa branca,respeite a escolha da noiva.
    Nada de atacar a mesa dos doces e ficar em pé ao lado desta, comendo.
    Subentende-se que a mesa dos docinhos está liberada quando o bolo for servido nas mesas.

    ResponderExcluir
  19. Bah, super aprovado esse post!
    Como noiva, muitas dessas observações já são preocupações antes mesmo de iniciar os preparatórios.
    Se com cerimonialista já acontece isso, pensa sem alguém para nos ajudar? É de perder os cabelos de tanto se preocupar rsrsrs
    Ah, muito lindo o seu blog, adorei!
    Quando tiver um tempinho, passe lá no meu conhecer também!
    Bjo
    http://apenastrespalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Muito bom o post...

    Vou me casar no próximo mês e vendo os comentários no post, fiquei meio que confusa...

    Quando realizamos um evento do tipo, queremos um dia especial rodeado de pessoas especiais, não é?

    Por que tu vai convidar pessoas desagradáveis? Por que chamar para padrinhos do seu casamento pessoas que tu sabe que não irá te acompanhar neste sonho? Que na verdade só trará dor de cabeça? Sério, não entendi...

    Eu estou organizando um mini wedding e convidei apenas amigos e parentes muito próximos que sabem e compartilham de nossas expectativas, pois como eu disse no inicio, momento especial + pessoas especiais...

    Não estou dizendo que com isso talvez estarei livre de comentários desagradáveis ou que ninguém irá inevitavelmente avaliar a decoração, o meu vestido ou qualquer outra coisa... Mas estou em paz no quesito convidados por conhecer junto com meu noivo bem a todos que estarão presentes.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Não sei de onde é você que deixou o comentário aí acima, rsrsrs! Mas aqui em Belo Horizonte e Minas Gerais como um todo a tradição de tudo é muuuuuuuuuuuito forte... Aquelas festonas, com convidados dos pais, familia toda, pessoal do trabalho ainda é muito forte... E acaba gerando esse tipo de coisa...

    Eu sempre achei que o foco do casamento é como se fosse uma festa que você faria dentro da sua casa, convidar pessoas especiais pra você, que tenham um significado sabe???

    Amo de mais o conceito do Mini Wedding, pena que pelo menos aqui em BH demore a pegar de vez...

    Amei teu comentário, tá certíssima na ideia do casório!!! <3 <3 <3

    Beijos...

    ResponderExcluir
  22. Nossa todo mundo devia ler isso mesmo, o meu casamento ainda não chegou mas pude acompanhar isso no casamento da minha irmã com parentes ligando no dia do casamento pra brigar que não convidamos parente tal, me poupe né o dia já uma correria pra noiva e pra familia e ainda tivemos que acordar com esse tipo de pessoa querendo dar lição de moral. A festa nossa convidamos quem podemos e quem queremos principalmente e olha que no casamento da minha irmã ainda teve um número grande de convidados, o meu está chegando e já estou até preocupada! As pessoas precisam aprender casamento é uma festa única e se investe muito e a pessoa deve ter o minimo de respeito pelos noivos, se não gostou fica pra você, afinal se está do jeito que os noivos sonharam é o que interessa!

    ResponderExcluir
  23. Adorei seu post !Gostaria muito que os convidados do casamento da minha filha vissem.pois na festa de noivado foram extremamente mal educados e cometeram quase todas as gafes citadas aqui.Beber em excesso e ficar berrando durante o pedido de casamento foi o fim da picada.Morri...

    ResponderExcluir
  24. Pensando seriamente em colocar discretamente algumas de sua colocações no manual do convidado para ser entregue com o convite a algumas pessoas...🙊 Parabéns pelo post👏👏👏
    👏👏

    ResponderExcluir
  25. Evitem distribuir chinelos em sacolinhas e caixinhas para madrinhas na festa. No fim, tudo acaba facilitando para o saque da mesa de doces. Gente mal educada está se proliferando mais que dengue e zika!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação! Seu comentário será publicado logo depois de moderado... Caso queira mandar um e-mail, envie para faleconosco@planetacasorio.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...