--> Your SEO optimized title

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Dicas | A música certa para cada momento!

stock-illustration-20684778-orchestraParece uma tarefa simples, mas acredite, não é!!! Hoje em dia temos uma infinidade de opções para poder escolher as músicas do nosso grande dia, e isso nos deixa com tamanha dúvida!!! Mas uma coisa não podemos negar, a música é de extrema importância para dar a entonação de um momento… E não é difícil provar isso!!! Lembre de uma música importante da sua vida por qualquer motivo for… Agora lembre o que acontece toda vez que você escuta essa determinada música… A gente sempre revive um pouquinho daquela primeira sensação que a gente viveu né??? Pois então, é exatamente isso que devemos colocar ao escolher nossas músicas….

Mas nem sempre acertamos nas escolhas pelas várias formas e sons que ouvimos por aí… E é por isso que venho dar algumas dicas!!!

Ahhhh detalhe importante!!! Vou falar mais de igreja católica, pois é nela que temos mais regrinhas e mais exigências com relação a esse item ok??? Na igreja evangélica a flexibilidade para a escolha das músicas é maior, mas se houver alguma noiva que irá casar em igreja evangélica que tiver alguma dúvida que não for sanada aqui, deixe uma observação nos comentários, ou me envie um e-mail que será um prazer responder ok???


1. A música tem que tocar no coração!

Exatamente o que disse acima!!! A gente sempre tem aquelas músicas especiais que tocam nosso coração e nossa alma bem lá no fundo né??? É exatamente essas que devem ser priorizadas na hora de fazer uma listinha de músicas… Mesmo que não sejam músicas clássicas, você pode quem sabe, conseguir um arranjo muito lindo dessa música tão especial… Anote as músicas que gosta e bora para o próximo item!!!


2. Quais são os momentos que tenho que escolher músicas???

Basicamente na igreja católica podem ser nos seguintes momentos de 2 formas:

esquema musica planeta casamento

Ainda tem uma terceira maneira que é ter separado a entrada das daminhas. Que é um pouco mais raro nas igrejas!!! E onde eu olho isso??? Geralmente no contrato da igreja há essas informações das entradas. Leia o contrato de cima em baixo que tem que ter essa informação! Caso não tiver, procure a secretaria da igreja para confirmar esses dados super importantes!!!


3. Regrinhas da Igreja

A igreja católica costa ser um pouco burocrática na escolha das músicas!!! Há igrejas que exigem que todas as músicas sejam clássicas ou sacras (atualmente a minoria!) e já outras pedem que nos momentos do Evangelho e da Benção das Alianças sejam músicas sacras, deixando o restante com mais liberdade de escolha pelos noivos. Essa informação também vem geralmente no contrato da igreja… Caso você não tenha, anota na listinha ai mais um item pra checar na secretaria da igreja!

Outra regrinha de algumas igrejas é passar a listagem das músicas escolhidas para a igreja analisar. Pois caso tiver alguma que não esteja dentro do padrão eles mandam trocar. Em algumas igrejas essa lista passa até pelo padre aprovar!!! Já outras fazem uma supervisão básica mesmo… Mas é sempre bom confirmar com a secretaria da igreja se precisa passar e os prazos para essa “aprovação”!


4. Coral ou Gravado???

Caso o cenário ainda for a igreja essa decisão irá depender principalmente de 3 fatores:

- Regras da igreja: Veja o que a igreja permite
- Estrutura da igreja: Há igrejas que não tem estrutura para músicas gravadas, como por exemplo caixas de som. Verifique a viabilidade de colocar aparelhagem juntamente com profissional de som e secretaria da igreja.
- Músicas escolhidas: Há músicas que pedem um bom grupo musical para serem tocadas.

Eu, particularmente, adoro os corais… Deixa o momento mais especial e dá um up a mais no grande dia!!! #minhahumildeopinião


5. Escolhendo o Fornecedor

Quem vê orçamento e vídeo no Youtube não vê coração!!! Smiley piscando

Vendo os valores e alguns vídeos no youtube te dão uma noção do estilo do grupo/coral… Mas só mesmo indo em uma reunião e ainda melhor, em uma demonstração é que você verá a afinidade com estilo do fornecedor. É preciso sim um corpo a corpo!!! Ver como tocam, como te atendem, como te indica as músicas, como te dão dicas do que é melhor ou não e captam as suas ideias… É o fornecedor que irá ver se consegue fazer algum arranjo especial, e te indicará as melhores músicas…


6. E quando devo fechar com o fornecedor?

Feche o quanto antes para poder escolher as músicas com calma! Além do mais os músicos precisam de um tempo bacana para ensaios e se caso tiver que montar um arranjo especial precisam de um tempo para fazê-lo! Então feche com a média de 8 meses a 1 ano de antecedência e defina as músicas para passar para os músicos com 4 a 6 meses de antecedência!


7. Com voz ou instrumental???

Vai depender do gosto pessoal de cada noiva, e também dependerá do que a música escolhida lhe permite fazer! Há músicas que instrumentais ficam lindas… Perfeitas!!! Já outras pedem aquele vozeirão !! É preciso ouvir, ouvir e ouvir muito pra saber o que fica melhor e o que te “balança” mais!


8. Arranjos

Há músicas que a gente gosta, algum rock ou pop por exemplo que a gente sempre quer tocando na igreja! Mas resta saber se ela ficará boa com um arranjo novo!!! Caso esse for sua situação, aconselho reunir com seu fornecedor conversar sobre e se possível ter uma demonstração para ver como fica… As vezes aquela linda música fica estranha com arranjo instrumental!!! Então vamos ter que ter o discernimento de abrir mão por algo que não ficaria tão bom quanto a gente imaginava…


9. E se a música acabar antes do cortejo entrar???

Mais um motivo para escolher bons profissionais! Com base no tamanho do cortejo (número de padrinhos, daminhas etc) eles já tem noção da duração da música. E sempre observam no momento da entrada se terminará antes ou terá que continuar a música. Bons profissionais já estão acostumados com essa parte e fazem a música parar ou continuar na mais perfeita harmonia.

Sempre peça sua cerimonialista para passar essas informações para os músicos. Ou você mesmo pode informá-los!


10. Quantos músicos devo ter???

Depende de:
- Tamanho da igreja
- Instrumentos escolhidos
- Músicas escolhidas

Um quarteto de cordas por exemplo cai bem para músicas de arranjo simples e mais comuns na cerimônia!!! Já um órgão ou teclado dá mais um charme.. Colocando um saxofone fica mais elaborado e por aí vai!!! Sempre reúna e escute o que o seu fornecedor tem para te falar!!!


11. Mas meu casamento é fora da igreja e aí???

Acho até um pouco mais complicado a decisão! Pois você terá 100% de flexibilidade em qualquer música que escolher!!! Além disso você também pode optar por música gravada ou ao vivo… Por você já ter que ter uma estrutura de som montada para a cerimônia fica mais fácil caso optar por músicas gravadas!!! Mas essa decisão irá depender do estilo do seu casamento também!!!

As músicas a serem escolhidas não precisam ser necessariamente clássicas ou sacras… Como disse, você terá maior flexibilidade para escolher o estilo que mais te agrada e que tenha tudo haver com o ambiente que você criou para seu casamento!

O que se deve prestar muita atenção é que você tente manter harmonia entre as músicas escolhidas… Não é porque você tem 100% de liberdade que poderá colocar um rock para entrar, um axé para sair e uma clássica para as alianças… Fica muito fora, entendem !! Tentem escolher o mesmo gênero, o mesmo tema, o mesmo cantor, ou algo assim pra ter uma harmonia auditiva bacana!!!

Não esqueça de verificar com o fornecedor de som ou grupo/coral se já trabalharam no local que você escolheu. Caso ele já tenha trabalho, saberá bem da acústica, do tamanho do local, etc. Caso não conhecer, marque uma reunião com ele no local para ele conhecer melhor e te aconselhar nos estilos, instrumentos e quantidade de músicos.


12. Listinha Especial de Músicas Sacras/Religiosas

- Primeiro Olhar – Anjos de Resgate
- Cada Dia – Davidson Silva
- Minha Amada – Nova Vida
- Você e eu – Eliana Ribeiro
- Aliança Eterna – Comunidade Grão de Trigo
- Dar-se a cada dia – Comunidade Doce Mãe de Deus – CD Ser diferente
- Deus nos uniu – CD Cantai Louvores, Laercio Oliveira
- Nossa história – Dunga – CD Transfiguração
- Ave Maria – 1º CD do padre Cleidimar
- Como é grande o meu amor por você – Roberto Carlos
- From This Moment on – Shania Twain
- A New Day Has Come – Celine Dion
- Eu sei que eu vou te amar
- Endless love
- Sonda-me
- Nossa Senhora – Roberto Carlos


Veja mais 594 músicas sacras católicas clicando aqui!
Veja 590 músicas evangélicas clicando aqui!


13. Sugestão de Músicas Básicas

*. Entrada dos Pais, Padrinhos e Noivo
- Orinoco Flow (enya)
- Jesus Alegria dos Homens (j. s. bach)
- Alem do Arco Iris
- Bolero (ravel)
- Primavera (vivaldi)


*. Entrada Daminhas e Pagens
- Alem do Arco Iris
- O Rei Leão
- A Bela e a Fera


*. Entrada da Noiva
- Marcha Nupcial (mendelsshon)
- Marcha Nupcial (wagner)
- Marcha Nupcial / Ave Maria
- Marcha Nupcial / Nona Sinfonia


*. Aclamação do Evangelho
- Sonda-me
- Jesus a Alegria dos Homens (j. s. bach)
- Aleluia (imperio do sol)


*. Benção das Alianças
- Ave Maria (shubert)
- Ave Maria (gounod)
- Nossa Senhora (roberto carlos)


*. Assinaturas
- Amar Você (fernanda brum)
- Con té partiro
- Como é grande o meu amor por você (roberto carlos)
- Eu sei que vou te amar (vinicius de morais)
- Fascinação


*. Saída do Cortejo
- Amigos para sempre
- Happy Day
- Cant take my eyes
- Nona Sinfonia
- Con té partiro
- Marcha dos Convidados (r. wagner)
- Conquista do paraíso (vangelis)



14. Músicas Diferentes

- Anywhere Is (Enya)
- Adagio in Cm (Yanni)
- Hibernia (Michael Smith)
- Brave Heart (James Horner)
- Kumbalawe (Cirque du Soleil)
- Orinoco Flow (Enya)
- Canção do Mar (Dulce Pontes)
- Conquest of Paradise (Vangelis)
- Cinema Paradiso (Ennio Morricone)
- Forrest Gump (Alan Silvestri)

- Seu Olhar (Seu Jorge)
- Ainda Bem (Vanessa da Mata)
- Um Edificio no Meio do Mundo (Ana Carolina)

- Pra Você Guardei o Amor (Nando Reis)
- Um pro Outro (Lulu Santos)
- Paradise (Coldplay)
- Pra Sonhar (Marcelo Janeci)
- I’m Yours (Jason Mraz)
- Fix You (Coldplay)
- Here Comes The Sun (Beatles)
- All You Need Is Love (Beatles)
- With A Little Help For My Friends (Beatles)
- Beatiful Day (U2)
- Your Song (Elton John)
- The Only Exception (Paramore)
- Ave Maria (Beyoncé)
- I Do (Colbie Caillat)
- Marry You (Bruno Mars)
- Halo (Beyoncé)
- Viva La Vida (Coldplay)
- Um Certo Alguém (Lulu Santos)
- Por Você (Barão Vermelho)
- Porque Eu Sei Que É Amor (Titãs)
- Love Story (Taylor Swift)
- Fix you (Coldplay)




Bom, acho que consegui dar uma esclarecida né??? São muuuitas dúvidas, e com certeza pode ter tido algumas que não coloquei aqui!!! E se você tiver exatamente essa dúvida que não está aqui, deixe sua observação nos comentários, ou nos envie um e-mail que teremos o prazer de responder ok???

Um comentário:

  1. Thais sem comentarios o post de hoje adorei!!!! Realmente pensei que seria facil escolher as musicas mas oh tarefa dificil viu! Meu casamento sera em julho boa parte do meu repertório ja foi escolhida! tenho certeza que não errei em nenhuma escolha. Para vc ter ideia meu noivo chorou em algumas musicas a propria musica dele ele escolheu rsrs. Bom adorei o post espero que vc tenha esclarecido todas as duvidas das meninas!!!! Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação! Seu comentário será publicado logo depois de moderado... Caso queira mandar um e-mail, envie para faleconosco@planetacasorio.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...