--> Your SEO optimized title

terça-feira, 25 de setembro de 2012

E o cerimonial? O que faz mesmo?

download (1)

Já tinha um tempo que eu queria escrever somente sobre cerimonial… Esclarecer e colocar aqui todas as informações possíveis sobre esse assunto!!! Isso porque vejo muitos casais ainda deixando esse item ser tratado como “pequeno detalhe” diante todos os itens dos preparativos… E muitas dessas vezes, o serviço do cerimonial somente é visto assim por falta de conhecimento. Então o principal objetivo desse post é conhecer a fundo os serviços de um bom cerimonial.

Antes de mais nada, vamos primeiro definir alguns conceitos…

O que é um cerimonial?

O cerimonial organiza e coordena todas as ações no dia do casamento para seguir todos os protocolos de uma cerimônia de casamento. O cerimonial irá cuidar da harmonia de todos os itens do grande dia, sempre supervisionando demais fornecedores para que o que foi contratado seja cumprido e que tudo ocorra conforme vontade dos noivos.

O que é consultoria?

A consultoria, é um serviço prestado na fase pré-evento, ou seja, antes do seu grande dia. Nessa modalidade a consultora irá te auxiliar com dicas, indicações, tirar dúvidas… Ela irá te instruir como e quando olhar algum item, o que se deve prestar atenção na contratação de buffet por exemplo. Nessa modalidade, a consultoria fornece uma base de conhecimento para que a noiva tenha segurança de planejar, e contratar os serviços pendentes.

O que é assessoria?

A assessoria é um outro tipo de serviço prestado também na fase pré-evento. Porém, além de praticamente instruir o casal em questão de itens e tempo, a assessora também acompanha o casal de noivas ajudando a decidir tudo. A assessora se envolve com os orçamentos, situação financeira dos noivos e principalmente com o sonho do casal… A assessora é responsável por juntar todas essas informações e levar o melhor para o casal sempre levando em consideração valores, estilo, tempo e o sonho dos noivos. Uma boa assessora é capaz de traduzir vontade dos noivos sempre apresentando alternativas para que seja realizado. A assessora se torna o braço direito do casal em toda fase dos preparativos.
Os serviços se consultoria e assessoria podem ser:
  • Parcial: aplicado em alguma fase dos preparativos, como por exemplo nos últimos 30 dias.
  • Total: em todas as fases dos preparativos. A partir da assinatura do contrato até a data do casamento.
Agora que entendemos melhor o conceito desses 3 tipos de serviços, vamos prosseguir.


Hoje em dia com tantos detalhes em um casamento, é impossível cuidar de tudo sozinha. E não só por isso, hoje em dia o casal de noivos geralmente trabalham e estudam, não tendo muitos momentos livres para cuidar do casamento. E quanto mais o grande dia vai chegando, mais detalhes vão surgindo e mais atenção deve-se ter. Esse é hoje o principal motivo de noivos contratarem um serviço de assessoria ou consultoria.

Irei contratar apenas o cerimonial do dia, pois apenas preciso que organizem o cortejo e dê informações aos padrinhos.

Essa é a afirmativa que mais aparece por aí… E também a que mais apareceu na pesquisa que realizei para poder escrever esse artigo. Bom, se sua cerimônia for bem simples, com poucos convidados, sem recepção e você teve a disponibilidade de resolver tudo, ok! O cerimonial do dia realmente é a modalidade mais certa a se contratar no seu caso, porém saiba de um detalhe:
Cerimonial do Dia em prática NÃO EXISTE. Esse nome foi dado para ilustrar que a atenção da equipe que você contratou estará focada somente no seu grande dia. Porém os serviços nunca são somente no dia.

Por mais que o serviço que você contratou seja somente para o dia e o mais simples possível, a cerimonialista precisa antes saber quem são seus fornecedores, dar uma analisada nos contratos e fazer um contato com os padrinhos na semana do casamento. Esses serviços que citei é o mínimo que é necessário fazer.

Não há como simplesmente a cerimonialista chegar no dia, sem conhecer previamente o que você fechou para poder coordenar uma série de protocolos que exigem conhecimento de tal informação. O que as vezes pode parecer simples, não é assim. Mais do que apenas organizar o cortejo, a cerimonialista cuida de detalhes de etiqueta e dá informações completas para padrinhos, lados corretos, lapelas, tempo de entrada, etc.

Além disso, a cerimonialista saberá dar sinal para os músicos quando estiver tudo pronto, ou mesmo se houver algum problema, saberá também dar sinal para o padre/sacristão ou pastor. Saberá conduzir pais, padrinhos, daminhas e pajens para ajudar o trabalho do fótografo, entre muitos outros pequenos detalhes, como receber e identificar os presentes, distribuir lembrancinhas e organizar a fila de cumprimentos.

Dá para perceber que o nome CERIMONIAL DO DIA apenas ilustra a situação de ter um foco principal apenas no dia??? Mas para que esse foco seja 100% perfeito, ao menos 30 dias antes inicia-se trabalhos necessários para uma série de confirmações. E se você tiver recepção aí que um mês antes a cerimonialista monta a cronograma do dia, repassa horários, e literalmente cuida do tempo.

Tem como organizar um casamento sem contratar um cerimonial? Como sairia mais barato, com ou sem o serviço deles?

Normalmente noivas que optam por não ter cerimonial, nem mesmo o do dia, acabam tendo que colocar alguma amiga ou familiares para ajudar no dia. Como citei acima, o casamento hoje em dia não é mais apenas chegar na porta da igreja e ali todo mundo se ajeita. Vão ter padrinhos por exemplo, que irão saber alguma coisa e outra, mas há pessoas que não vão saber de que lado ficar, que hora entrar, esperar o casal de padrinhos da frente para entrar, ou seja, essas coisas que muitas das vezes são chamadas até de “bobas”, mas que na hora de ver a filmagem vai fazer uma grande diferença.

E outro detalhe: Quem chegará mais cedo na igreja ou no local da cerimônia para checar se tudo está sendo montado??? A cerimonialista é a responsável por isso…. Ela chega no mínimo 1 hora antes para ver se tudo está acontecendo conforme os noivos sonharam e assinaram um contrato.
E se você tiver recepção a situação complica ainda mais… Pois serviços como recolher os convitinhos, receber presentes, verificar se o buffet tá servindo tudo quentinho, ou mesmo dar sinal para o DJ começar a música dos noivos… Cuidar das horas extras dos fornecedores, entre muitas coisas!

O problema de colocar uma amiga, tia, prima, etc, é que talvez elas possam conhecer da organização do cortejo, mas o restante que necessita de supervisão constante junto com o relógio não tem como um convidado da festa fazer!!!

Quanto ao preço, li uma vez uma frase que dizia assim:
SE VOCÊ PENSA QUE É CARO CONTRATAR UM PROFISSIONAL PARA O TRABALHO, ESPERE ATÉ CONTRATAR UM AMADOR. 
Red Adar – Bombeiro da American Oil
Acho que essa citação diz tudo!!! Você pode dar sorte ao economizar e contratar um mal profissional ou mesmo não contratar o serviço de um cerimonial. Mas se caso algo sair do previsto, o preço para reparar algo que deu errado é incálculável. O dia do seu casamento, não permite erros. Pois não haverá como fazer outra vez!!!

Entendi! Mas posso contratar o cerimonial do dia por último né???

Não. Em hipótese alguma! Um cerimonial por mais simples que seja, trabalha com datas certas. Trabalha com agenda cheia. Não solicite orçamentos para um cerimonial 30 dias antes do seu casamento achando que como é somente para o dia dá tempo, pois não é simples como já explicamos. Se você puder se programar e contratar esse serviço com pelo menos 6 meses antes, é melhor para ambas as partes. Tando para a cerimonialista se programar, tanto para você noiva, que terá sua data reservada e um bom tempo para pagamento e talvez até preços melhores.

image

Tudo bem, irei contratar o cerimonial mas também quero saber da assessoria ou consultoria. Até onde vai o envolvimento de um cerimonial? Existe limite? Quem determina isso?

Caso for contratar assessoria ou consultoria, o casal de noivos é que determina onde precisará de mais ajuda. Apesar da assessora/consultora enxergar o evento como um todo, ela irá auxiliar somente onde os noivos mais precisam. Nada impede da profissional dar uns toques ali e outros aqui apenas como informação mesmo, mas esse limite existe e você pode determinar. Existem noivas por exemplo que gostam da presença de sua assessora na prova do vestido de noiva, já outras noivas querem esse momento sozinhas. Tudo isso é determinado durante o primeiro briefing do evento.
image







Mas o que realmente é feito na consultoria ou assessoria???

Vários cerimoniais tem os seus serviços personalizados… Mas alguns serviços podem ser inclusos nessa fase pré-casamento. Tais como:
  • Consultoria financeira
  • Alinhamento de expectativas
  • Indicação de fornecedores de acordo com perfil dos noivos
  • Gestão de orçamento
  • Check list personalizado
  • Cronograma periódico para não perder prazos
  • Reunião com todos os profissionais
  • Suporte para dicas e solução de eventuais problemas
  • Acompanhamento do andamento de serviços contratados
  • Acompanhamento de montagem do evento
  • Supervisão de buffet (contagem de bebidas, etc)
  • Reuniões com os noivos para fechar detalhes (lista de pessoas importantes para tirar foto, alguma música especial, algum momento especial,
  • Entre muuuitos outros, consulte o profissional que irá contratar!
Em resumo, a assessoria/consultoria te dará toda base para organizar as idéias, realizar todos (ou vários) dos sonhos dos noivos, buscar alternativas, inovações sempre com o objetivo de deixar os noivos e convidados curtir 100% da festa!

E o que eu acho mais importante nos dias de hoje, é ajudar os noivos a poupar tempo… Uma boa assessora irá te passar 3 ou mais fornecedores que combinem com o estilo do casal e ali já é certo você fechar o seu, ao invés de orçar 10, 15 profissionais para comparação de preço.

Quando contratar uma consultoria/assessoria?

Não há um prazo estipulado para isso. Mas é indicado que por volta de 1 ano antes você contrate sua consultoria e reserve sua data.

Procure uma profissional que você tenha afinidade!!!

Ao solicitar um orçamento, vá e visite e converse com a profissional, tire suas dúvidas e veja a forma e o quanto vocês alinham as idéias juntas... Ter afinidade com a profissional é muito importante, pois vocês vão ter contato até o dia do casamento.

Não tenha o preço como variável principal!!!

Avalie qual a melhor opção para o seu casamento levando em consideração também os serviços que serão prestados, a afinidade que você teve com a profissional... Assessoria/consultoria é o tipo de serviço que não dá para avaliar somente por valores. É preciso conhecer e conversar com a profissional para tirar suas conclusões!!!

É um serviço muito bom, mas quem não tem um orçamento bom provavelmente vai sempre cortar nessa parte. É mais dor de cabeça pra noiva, mas reduz o custo. Ou seja, é supérfluo, bem como "dia de noiva", "aluguel de carro", "sandalhinhas personalizadas", etc.
Essa foi uma observação que recebi durante a pesquisa que fiz sobre o serviço de cerimonial. Pedi que as pessoas deixassem sua opinião sem se identificar, para que eu pudesse ver como estava a visão de noivas e noivos com relação a este mercado. Me chamou a atenção pela comparação de “serviços supérfluos  como cerimonial e sandalinhas personalizadas.

Hoje existem diversos cerimoniais competentes no mercado de diversos valores. A busca pelo que melhor te atende pode não ser fácil, mas no final valerá a pena. Você só saberá a importância desse serviço quando ele se tornar uma lembrança gostosa!

Resultado da Pesquisa

Pesquisa realizara pelo Planeta Casamento no período de 13/09/2012 a 23/09/2012
Quantidade de registros: 211 participantes

Clique na Imagem para ampliá-la





4 comentários:

  1. Eu SEI mesmo da importância de um cerimonial. Estou ficando enlouquecida por não tê-lo. Acontece que meu noivo realmente acha supérfluo (claro, afinal ele não precisa cuidar de nada e não sabe o trabalhão que dá). Só que infelizmente não posso discutir com ele nessa altura do campeonato porque não tivemos orçamento p/ isso, e é claro optou por cortar essa parte, assim como a maioria faz.
    Deus sabe como estou preocupada com o grande dia...

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Meu namorado é fotógrafo de casamento no Rio de Janeiro e já pegou cerimonialistas muito boas. Que deixavam a noiva mt tranquila quanto aos detalhes e andamento da festa! =)

    ResponderExcluir
  3. Post fantástico, me ajudou muito. Acho super necessário, mas moro em uma cidade pequena, de cada fornecedor devo ter apenas 2 u 3 opções (os melhores, é claro) então acho que devo contratar alguém somente para me acompanhar no ultimo mês e no dia já que não farei festa :(

    ResponderExcluir
  4. Realmente a assessoria e cerimonial é a garantia de sucesso de um evento, principalmente quando trata-se de casamentos, pois é uma festa que envolve muuuuitos detalhes. É uma pena que ainda tenham muitos noivos que acham algo "superficial".

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação! Seu comentário será publicado logo depois de moderado... Caso queira mandar um e-mail, envie para faleconosco@planetacasorio.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...