--> Your SEO optimized title

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Dicas | Damas de Honra e Pajens

Normalmente recebo vários e-mails perguntando sobre daminhas e pajens… A maioria quer colocar aquele priminho de 2 ou 3 aninhos pois é muito fofo uma criança tão miudinha entrando de vestido ou terninho… Realmente é a coisa mais fofa do mundo… Mas em um momento antes de decidir isso aconselho a pensar um pouco “friamente” no assunto!!! Digo friamente porque temos que colocar de lado o momento fofura e pensar um pouco na funcionalidade do dia do casamento… Pensando nisso separei algumas dicas que eu levei em consideração e sempre que alguém me pede opinião eu dou…


Daminhas e Pajens - Planeta Casamento


1. Existe idade ideal para as crianças serem daminhas ou pajens?

Não.. Não existe!!! Algumas igrejas limitam a idade para realmente não ter problemas no altar. Mas no caso de não haver essa regrinha, leve em consideração alguns pontos. Crianças muito pequenas podem travar na hora de entrar, seja por pirraça, vergonha ou nervosismo… Elas são imprevisíveis. O que sempre acontece é que elas ficam morrendo de vergonha ao ver aquele monte de gente olhando pra ela. O ideal e recomendável, é que a criança tenha entre 5 a 12 anos e que seja íntima aos noivos.

Mas se ainda sim quiser colocar os pequeninos, sempre coloque uma criança maior para dar a mão a menorzinha e não ter problemas... Peça para sua cerimonialista colocar os pais das crianças sentados nos primeiros bancos depois dos bancos dos padrinhos do lado do corredor para que os pais sempre esteja na vista da criança lá na frente e qualquer coisa pode ajudar.


2. Há quantidade limite de crianças?

Vai depender do local onde você irá se casar. Algumas igrejas colocam esse limite, por isso sempre importante consultar a secretaria. Mas caso não houver essa regra, leve em consideração o tamanho do local onde será a cerimônia tenha o bom senso de colocar uma quantidade pequena de crianças. O recomendável é que não coloque mais de 5 crianças (casal de daminha e pajen, casal de noivinhos e porta aliança).


3. Tenho um casal de daminha e pajen e uma porta aliança. O vestido das meninas precisam combinar?

Não é que você precise combinar certinho as cores de um vestido e de outro. Aliás nesse caso é até bom diferenciar e dar um destaque maior para a porta aliança… Mas lembre-se sempre de manter a harmonia entre um vestido e outro. Como sempre falo, é importante que todos os itens do casamento “conversem” entre si.. Não necessariamente precisa ser tudo igualzinho e da mesma cor, mas mantenha a harmonia visual do seu casamento.


4. Quem paga a roupa da daminha e do pajen?

Não é obrigatório isso. Pela boa educação ofereça para pagar as roupinhas. Mas isso tem que ser conversado mesmo com os pais das crianças entrando num acordo bacana para ambas as partes.

E sobre as roupinhas: Sempre verifique se não está pinicando as crianças!!! Tem muitas que ficam impacientes por causa de coceira que a roupa dá!!! ;-)


5. É necessário ensaiar as crianças?

Depende. Quando as crianças são muito pequenas elas não tem noção do que estão fazendo no ensaio e algumas acham que no grande dia a igreja estará vazia como no dia que ela ensaiou, e ai chega na hora a igreja lotada elas travam ao ver todo mundo e não ser bem aquilo que elas imaginavam. Quando a criança é maior e já entende o que estará fazendo, é até bacana para falar da velocidade dos passos, onde irão sentar, etc. Lembre-se sempre de pedir os pais, se caso forem em algum casamento mostrar outras crianças fazendo o mesmo, para elas verem que não tem mistério algum.


6. O que fazer caso a criança dê sinais de que não vá entrar?

Peça sempre para a cerimonialista conversar com ela e nos piores casos, peça os pais da criança conversar rapidamente com ela, e ai entra essa dica aqui em baixo:

E a dica melhor de todas: Avise a criança que terá uma surpresinha se fizer tudo certinho e sempre dê uma lembrancinha após a cerimônia como forma de agradecimento e pra criança entender que ela fez certo e que aquilo foi muito legal. Isso soa como uma troca, mas acaba que nós, enquanto noivas, esperamos que tudo saia perfeitamente e milimetricamente lindo então um pouquinho de chantagem é válido!!! rsrsrs….

Se a criança realmente não entrar, não deixe ninguém forçá-la!!! Mais vale ficar sem uma criança do que uma emburrada entrando aos empurrões corredor a fora né??? =)


7. Dicas para as mamães das crianças

Eu sei que seu filho ou filha é lindinho de mais entrando todo fofo no vestidão ou no terninho!! E é normal querer várias fotos né??? Mas na hora da cerimônia tente ser discreto para não atrapalhar o trabalho do fotógrafo!!! Diversas mamães sempre saem na frente da foto ou para ajudar a criança ou para tirar fotos dela... Antes da cerimônia tire muuitas fotos, e depois também!!! Mas durante, tente ser o mais discreto possível para que tudo corra bem!!! ;-)


E aí vocês me perguntam: E como foi no seu casamento Thaís???

Bom, tive apenas 2 daminhas.. Uma um pouco mais novinha que a outra, mas já bem grandinhas!!! A maior já tinha sido daminha outras vezes e nem me preocupei... E a mais nova nunca tinha entrado assim na igreja!!! Então fui criando métodos pra ela ver como seria.. Ao provar o vestidão ela se empolgou toda, e falou que era uma princesa... Aproveitei essa empolgação dela e fui mostrando como seria, brincando com ela... E claro, sempre pedido para a daminha maior que ajudasse a menorzinha... Mandei fazer o buque de pirulito para elas.. E minha chantagem, estratégia foi falar que poderia chupar os pirulitos assim que chegassem lá na frente!!! rsrsrsrs... E deu tudo certo!!! Olha elas que fofas..

DUDA - Daminhas do meu casamento em 23/07/2010 - BEBELA



Grande beijo,


Um comentário:

  1. Thais,
    Como trabalho com produção, percebo que muitas noivas esquecem que alguns vestidos de daminhas têm detalhes que incomodam,principalmente no pescoço e braço. As crianças se irritam, choram, ficam impacientes e às vezes não entram. Os penteados escolhidos também incomodam bastante. Então, deixo a dica para que procurem entre os vários lindos modelos aqueles com tecidos e detalhes mais macios e penteados mais soltos.
    Bj

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação! Seu comentário será publicado logo depois de moderado... Caso queira mandar um e-mail, envie para faleconosco@planetacasorio.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...