--> Your SEO optimized title

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ECAD - O que é isso?

Olá meninas, tudo bom???
Conversando com uma amiga minha que vai se casar e fazer a festa de casamento, ela descobriu que terá que pagar uma taxa para o ECAD. Mas o que é isso e pra que serve?

Então resolvi fazer esse post especial sobre essa taxa que acaba assustando a gente em meio tantos gastos e despesas não é???

ECAD, quer dizer Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, e é o órgão brasileiro responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais de obras musicais. Administrado por dez associações de música para realizar a arrecadação e a distribuição de direitos autorais decorrentes da execução pública de músicas nacionais e estrangeiras. 

O controle de informações é realizado por um sistema de dados totalmente informatizado e centralizado, que possui cadastrados em seu sistema 245 mil titulares diferentes. Os números envolvidos fazem com que aproximadamente 72 mil boletos bancários sejam enviados por mês, cobrando os direitos autorais daqueles que utilizam as obras musicais publicamente, os chamados “usuários de música”, que somam 399 mil no cadastro do ECAD.

Resumindo, o ECAD cobra das pessoas uma taxa de uso de uma música reproduzida publicamente.

É dividido nos seguintes tipos de usuários:
# Permanente (buffets, e salões de festas entram aqui)
# Eventual
# Radio/TV
# Mídias Digitais

Os valores das taxas varia de acordo com o tipo de usuário citado acima, e de acordo com o tipo do establecimento. Para calcular as taxas, clique aqui.

Bom, mas nem todo estabelecimento cobra do usuário essa taxa, eles simplesmente deixa o preço embutido no valor do aluguel do salão. Mas sempre fique alerta para essa taxa, para saber se ela é paga pelo estabelecimento, se é repassado a parte para vocês. Pois todas as noivas que eu conversei ficam sabendo dessa taxa na hora que já alugou o local e não tem programado o valor para a mesma.

Bom é isso aí... Para saber maiores informações sobre o ECAD, acessem o site direto deles.. É o http://www.ecad.org.br/ViewController/Publico/home.aspx

Abraços, fiquem com Deus...

2 comentários:

  1. É, acho que as noivas com quem você conversou não tinham um bom cerimonial/assessoria. Eu já sabia disso há algum tempo, mas meu cerimonial também falou e, principalmente, o salão também me esclareceu sobre o assunto antes de fechar. Bons profissionais fazem a diferença!
    Que bom que você falou sobre o ECAD, pois isso mostra profissionalismo da sua parte. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Isabella,
    Algumas noivas que não tem cerimonial e olham tudo sozinha acabam passando batido em alguns detalhes, principalmente esse do ECAD! (Mais um ponto que firma a visão de como é importante ter um cerimonial bom)... O fato é que tem alguns salões também que só deixam pra avisar em cima da hora... Dureza né?

    Em fim, fica a dica, quanto mais informação melhor!!!

    Obrigada pelo apoio!!! =*

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação! Seu comentário será publicado logo depois de moderado... Caso queira mandar um e-mail, envie para faleconosco@planetacasorio.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...