Eu adoro um casamento e procuro ir a todos que sou convidada. E como boa observadora que sou, tenho reparado em uma tendência entre convidadas: ir a casamento usando tons muito próximos do branco.
Sinceramente? Não gosto dessa tendência e não usaria. Todo mundo sabe, o branco é da noiva.
Leia: Branco = prata muito claro, gelo, tons de bege, marfim, pérola ou qualquer cor que lembre uma noiva.
No meu casamento eu me lembro de algumas pessoas irem vestidas de roupa clara e olha que meu casamento foi tarde da noite. Mas eu não tinha reparado até que um de meus amigos (Homem!) me perguntou se o branco não era exclusivo da noiva e porque algumas convidadas usavam branco. Posso dizer que houve um certo burburinho quanto a isso. Eu juro, não tinha reparado até as pessoas comentarem e saiba amiga, as pessoas comentam mesmo! A língua do povo é cruel!
Se você é madrinha então, nem pense em vestir uma peça que se aproxime do branco. Ah, e nem de preto! - A não ser que isso seja combinado com a noiva.
O mundo é cheio de cores e o que não falta são opções.
Se você quer estar linda para comemorar esse momento tão alegre mas não sabe o que vestir, recuperei esse texto da Gloria Kalil (retirado de seu site Chic) onde ela comenta sobre o que usar em um casamento. Vale a pena dar uma lida.
Gloria Kalil
11.07.2008
Acho que já comentei com vocês que 70% das perguntas que recebo são dúvidas sobre roupa para ir a casamentos. Pode uma coisa dessas? Porque será que esta cerimônia tão antiga causa tantas dúvidas modernas? Convidadas e madrinhas ficam paralisadas diante de um simples convite para um casamento e mandam e-mails desesperados, como se estivessem se preparando para enfrentar uma prova no estressante “Brazil´s Next Top Model”. Eu, hein!
Mas, relaxem, queridas. Vou tentar esclarecer o que se espera que as pessoas vistam nestas ocasiões, para que vocês escolham uma roupa bem linda e adequada para sossego total de seus corpinhos e de suas almas. Sabemos perfeitamente que nada, mas nada mesmo, deixa uma pessoa mais segura do que estar usando a roupa certa no lugar certo, certo?
Casamentos de manhã
Embora qualquer casamento seja uma cerimônia especial e, portanto, mais formal, os que acontecem de manhã são os mais simples e os que pedem roupas menos complicadas: vestidos de algodão, pouco brilho, sandálias, sapatilhas, bolsas um tanto maiores (como vocês já sabem, o tamanho das bolsas vai diminuindo à medida que o dia vai escurecendo).
. Para as madrinhas
Devem ir à cerimônia um tico mais enfeitadinha que uma convidada normal.
Vale: vestido (desde que não seja micro ou míni demais), saia e blusa bonitas. Calça comprida, só se for no cartório.
Não vale: roupa muito enfeitada, muito decotada, tecidos brilhantes, maquiagem pesada – tudo que lembre uma festa à noite.
. Para as convidadas
Vale: vestido (desde que não seja micro ou míni demais), saia e blusa elegantes; calça comprida com paletozinho ou blusa bonita.
Não vale: jeans, camisetas, chinelos, bermudas, shorts.
Casamentos à noite
Como acontecem a partir das seis da tarde, são mais sofisticados. Normalmente, você entra nos templos ainda à luz do dia e sai com a noite fechada, podendo inclusive ir diretamente para uma festa que termina de madrugada. Estas cerimônias permitem roupas mais chics; pedem cabelos e maquiagens mais caprichados, saltos altos, bijuterias ou jóias mais vistosas e bolsinha pequena. Brilhos e decotes são admitidos (nada que ofusque a noiva, que é a única que vai estar de branco e a que deve brilhar de verdade, entenderam?).
. Para as madrinhas que querem ir de curto
Curto ou longo? Depende do que a noiva preferir e for acertado antes. Normalmente, a “turma do altar” se reúne meses antes do casamento e combina o que vai usar: cores, comprimento da roupas, traje do noivo, dos padrinhos, se vai ter daminha de honra etc.
Se a opção for pelo curto, é a hora dos vestidos ou vestido + paletó. Não se usa calça comprida no altar, muito menos vestidos pretos.
Vale: vestido liso ou estampado, bordado, renda, tecidos esvoaçantes como a musseline, ou pesados como as zibelines.
Cores: todas, das clarinhas às escuras.
. Para as madrinhas que querem ir de longo
Longos são para os casamentos mais formais. É bom voltar a lembrar que o comprimento não é obrigatório para a turma do altar. Nem o uso do chapéu. Está na moda e ficaria bonito um arranjinho na cabeça (totalmente optativo). Aliás, isso vale para todos os casamentos, até mesmo os da manhã (desde que o tal arranjinho não se pareça com uma cabeça de noiva).
Para uma madrinha de longo, o ideal são vestidos com bons decotes (só não pode ser arrasador), bolsas pequenas (as metalizadas quebram os maiores galhos) e sandálias ou sapatos de salto alto. É a hora das jóias e da maquiagem mais pesada, pois a luz das igrejas e dos bufês costuma ser baixa.
. Para as convidadas
É a perfeita hora do famoso pretinho. Valem os vestidos curtos (por volta do joelho; de novo, nada de micros) lisos ou estampados. Se forem decotados, levem um xale ou usem um paletozinho enquanto estiverem na igreja e deixem os decotes para a festa.
Vale: calça comprida do tipo pantalona, de tecidos sofisticados como a seda, os crepes, etc.
Gloria Kalil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu ri!!!
ResponderExcluirVc se lembra, no meu casamento né?
A moça chegou a ser confundida com a noiva! E meus amigos homens foram os primeiros a externar os questionamentos, uma vez que as mulheres "sabem" da "regra de ouro".
Particularmente eu tb não iria a um casamento em tons mais claros, mas sabemos que algumas noivas pedem isso e não ligam.
Eu, sinceramente, não liguei. Mas muita gente comentou comigo e só depois, nas fotos e filmagens que fui reparar... branco c/ bordado dourado. Mas além dessa, outras pessoas foram com vestidos tipo gelo, rosa muito clarinho... só que eram vestidos bem simples.
Uma coisa é fato: branco longo é over!
E tenho dito!
A outra coisa... mães de noivos, pelo amor de Deus: PRETO NUNCA! Não passem a impressão que vocês estão de luto! Se o problema é o peso, saibam que existem outras cores alegres e cortes que são muito mais chiques e favorecem.
Mas Thatha... e qnd a noiva não quer usar branco? Conheci uma menina que casou de lilás e tem a clássica cena do casamento da Fedora (novela Sassaricando) onde ela usa um vestido vermelho e a esposa do Faustão que casou de preto (costume em portugal) - #comofas? Rs...
Gente!!! Eu que escrevi esse post? Agora que a ficha caiu! hahahahaha
ResponderExcluirhahahaha... Eu ri agora!!! Vc que escreveu sua doida!!! hahahaha...
ResponderExcluirNo caso de noivas que querem vestir outra cor, cabe a ela avisar aos convidados se for o caso... Mas como a maioria faz surpresa para os convidados, essa tem que estar ciente que poderão haver outra pessoas com aquela determinada cor... rsrsr... Bjks!!!