--> Your SEO optimized title

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Lá vem a noiva, toda de branco. Ops! Não é a noiva... é a convidada!!!

Eu adoro um casamento e procuro ir a todos que sou convidada. E como boa observadora que sou, tenho reparado em uma tendência entre convidadas: ir a casamento usando tons muito próximos do branco.
Sinceramente? Não gosto dessa tendência e não usaria. Todo mundo sabe, o branco é da noiva.

Leia: Branco = prata muito claro, gelo, tons de bege, marfim, pérola ou qualquer cor que lembre uma noiva.

No meu casamento eu me lembro de algumas pessoas irem vestidas de roupa clara e olha que meu casamento foi tarde da noite. Mas eu não tinha reparado até que um de meus amigos (Homem!) me perguntou se o branco não era exclusivo da noiva e porque algumas convidadas usavam branco. Posso dizer que houve um certo burburinho quanto a isso. Eu juro, não tinha reparado até as pessoas comentarem e saiba amiga, as pessoas comentam mesmo! A língua do povo é cruel!

Se você é madrinha então, nem pense em vestir uma peça que se aproxime do branco. Ah, e nem de preto! - A não ser que isso seja combinado com a noiva.


O mundo é cheio de cores e o que não falta são opções.


Se você quer estar linda para comemorar esse momento tão alegre mas não sabe o que vestir, recuperei esse texto da Gloria Kalil (retirado de seu site Chic) onde ela comenta sobre o que usar em um casamento. Vale a pena dar uma lida.



Gloria Kalil
11.07.2008



Acho que já comentei com vocês que 70% das perguntas que recebo são dúvidas sobre roupa para ir a casamentos. Pode uma coisa dessas? Porque será que esta cerimônia tão antiga causa tantas dúvidas modernas? Convidadas e madrinhas ficam paralisadas diante de um simples convite para um casamento e mandam e-mails desesperados, como se estivessem se preparando para enfrentar uma prova no estressante “Brazil´s Next Top Model”. Eu, hein!

Mas, relaxem, queridas. Vou tentar esclarecer o que se espera que as pessoas vistam nestas ocasiões, para que vocês escolham uma roupa bem linda e adequada para sossego total de seus corpinhos e de suas almas. Sabemos perfeitamente que nada, mas nada mesmo, deixa uma pessoa mais segura do que estar usando a roupa certa no lugar certo, certo?


Casamentos de manhã
Embora qualquer casamento seja uma cerimônia especial e, portanto, mais formal, os que acontecem de manhã são os mais simples e os que pedem roupas menos complicadas: vestidos de algodão, pouco brilho, sandálias, sapatilhas, bolsas um tanto maiores (como vocês já sabem, o tamanho das bolsas vai diminuindo à medida que o dia vai escurecendo).

. Para as madrinhas
Devem ir à cerimônia um tico mais enfeitadinha que uma convidada normal.
Vale: vestido (desde que não seja micro ou míni demais), saia e blusa bonitas. Calça comprida, só se for no cartório.
Não vale: roupa muito enfeitada, muito decotada, tecidos brilhantes, maquiagem pesada – tudo que lembre uma festa à noite.

. Para as convidadas
Vale: vestido (desde que não seja micro ou míni demais), saia e blusa elegantes; calça comprida com paletozinho ou blusa bonita.
Não vale: jeans, camisetas, chinelos, bermudas, shorts.


Casamentos à noite

Como acontecem a partir das seis da tarde, são mais sofisticados. Normalmente, você entra nos templos ainda à luz do dia e sai com a noite fechada, podendo inclusive ir diretamente para uma festa que termina de madrugada. Estas cerimônias permitem roupas mais chics; pedem cabelos e maquiagens mais caprichados, saltos altos, bijuterias ou jóias mais vistosas e bolsinha pequena. Brilhos e decotes são admitidos (nada que ofusque a noiva, que é a única que vai estar de branco e a que deve brilhar de verdade, entenderam?).

. Para as madrinhas que querem ir de curto
Curto ou longo? Depende do que a noiva preferir e for acertado antes. Normalmente, a “turma do altar” se reúne meses antes do casamento e combina o que vai usar: cores, comprimento da roupas, traje do noivo, dos padrinhos, se vai ter daminha de honra etc.

Se a opção for pelo curto, é a hora dos vestidos ou vestido + paletó. Não se usa calça comprida no altar, muito menos vestidos pretos.
Vale: vestido liso ou estampado, bordado, renda, tecidos esvoaçantes como a musseline, ou pesados como as zibelines.
Cores: todas, das clarinhas às escuras.

. Para as madrinhas que querem ir de longo
Longos são para os casamentos mais formais. É bom voltar a lembrar que o comprimento não é obrigatório para a turma do altar. Nem o uso do chapéu. Está na moda e ficaria bonito um arranjinho na cabeça (totalmente optativo). Aliás, isso vale para todos os casamentos, até mesmo os da manhã (desde que o tal arranjinho não se pareça com uma cabeça de noiva).

Para uma madrinha de longo, o ideal são vestidos com bons decotes (só não pode ser arrasador), bolsas pequenas (as metalizadas quebram os maiores galhos) e sandálias ou sapatos de salto alto. É a hora das jóias e da maquiagem mais pesada, pois a luz das igrejas e dos bufês costuma ser baixa.

. Para as convidadas
É a perfeita hora do famoso pretinho. Valem os vestidos curtos (por volta do joelho; de novo, nada de micros) lisos ou estampados. Se forem decotados, levem um xale ou usem um paletozinho enquanto estiverem na igreja e deixem os decotes para a festa.
Vale: calça comprida do tipo pantalona, de tecidos sofisticados como a seda, os crepes, etc.

Gloria Kalil

3 comentários:

  1. Eu ri!!!

    Vc se lembra, no meu casamento né?
    A moça chegou a ser confundida com a noiva! E meus amigos homens foram os primeiros a externar os questionamentos, uma vez que as mulheres "sabem" da "regra de ouro".
    Particularmente eu tb não iria a um casamento em tons mais claros, mas sabemos que algumas noivas pedem isso e não ligam.
    Eu, sinceramente, não liguei. Mas muita gente comentou comigo e só depois, nas fotos e filmagens que fui reparar... branco c/ bordado dourado. Mas além dessa, outras pessoas foram com vestidos tipo gelo, rosa muito clarinho... só que eram vestidos bem simples.

    Uma coisa é fato: branco longo é over!
    E tenho dito!


    A outra coisa... mães de noivos, pelo amor de Deus: PRETO NUNCA! Não passem a impressão que vocês estão de luto! Se o problema é o peso, saibam que existem outras cores alegres e cortes que são muito mais chiques e favorecem.

    Mas Thatha... e qnd a noiva não quer usar branco? Conheci uma menina que casou de lilás e tem a clássica cena do casamento da Fedora (novela Sassaricando) onde ela usa um vestido vermelho e a esposa do Faustão que casou de preto (costume em portugal) - #comofas? Rs...

    ResponderExcluir
  2. Gente!!! Eu que escrevi esse post? Agora que a ficha caiu! hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. hahahaha... Eu ri agora!!! Vc que escreveu sua doida!!! hahahaha...
    No caso de noivas que querem vestir outra cor, cabe a ela avisar aos convidados se for o caso... Mas como a maioria faz surpresa para os convidados, essa tem que estar ciente que poderão haver outra pessoas com aquela determinada cor... rsrsr... Bjks!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação! Seu comentário será publicado logo depois de moderado... Caso queira mandar um e-mail, envie para faleconosco@planetacasorio.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...